“Eu não consigo correr!” Se eu ganhasse 1 real pra cada vez que eu escuto essa frase, eu teria uma bela fortuna! Maravilhosa, ninguém consegue correr, até que corre. Mas como isso acontece? Quer começar a correr? Então fica aqui até o final deste post e você vai ter o seu primeiro treino de corredora.
Afinal, qualquer pessoa consegue correr? A resposta é: sim! Correr é para qualquer um e todo mundo consegue correr. Se não houver algum impedimento por orientação médica, qualquer pessoa pode correr.
É claro que você não correr 10km de primeira. Calma! Eu sei que você vê suas amigas correndo, participando de provas, postando fotos e vídeos de treinos longos… Dá aquela pontinha de inveja? Normal. Mas você pode chegar lá também. Com dedicação, treinos corretos e bem orientados e frequência nas atividades. A evolução vem com o tempo. E cada pessoa tem o seu tempo. É importante deixar isso bem claro. O mesmo treino tem efeitos diferentes em pessoas diferentes. Normal!
Como começar a correr
Você vai precisar de uma roupa confortável e leve, de um tênis confortável (o que você tiver aí, menos aqueles tipo All Star) e de um celular (você vai entender o porquê lá daqui a pouco).
Escolha um lugar seguro e iluminado para dar seus primeiros passos, e claro, defina os seus objetivos com a corrida. Não esqueceu nada, né? Lembrou do relógio? Então já podemos começar.
Princípio da adaptação
Em todo início de atividade física, é importante tentar medir a condição física do aluno. Na academia, por exemplo, o professor te manda fazer repetições com determinada carga. E é ali que avaliamos quais serão as cargas ideais para o seu treino.
É o mesmo princípio na corrida. Não adianta eu mandar você sair correndo até cair dura de cansaço. Você iria me xingar, correria grande risco de se lesionar e sua relação com a corrida terminaria ali, pode ter certeza. Então, vamos utilizar aqui o princípio da adaptação, que é o princípio básico do treinamento.
Vamos preparar e adaptar seu organismo ao treinamento, respeitando suas particularidades relacionadas com o nível de condicionamento no qual você se encontra hoje.
Treinos intervalados
Eu gosto de indicar treinos intervalados para meus alunos. E será essa a metodologia que eu vou aplicar aqui pra você.
Vamos começar um treino total de 30 minutos. Se você está saindo do zero absoluto e não vai nem ao supermercado andando, comece com 20 minutos de treino.
Vamos alternar caminhadas e corridas leves/trote. Mas a caminhada é em ritmo acelerado, tá? Não é para caminhar como se estivesse chupando sorvete no calçadão depois de comer uma feijoada!
Para começar a correr, inicie com uma caminhada por 5 minutos para aquecer. Depois, comece um trote por 30 segundos, seguido de 1 minuto de caminhada. E assim você segue esse circuito até o cronômetro marcar 30 minutos de atividade no total.
Calcule a sua zona de frequência cardíaca máxima (FCMáx)
Mas você sabe o que é trote ou corrida leve? É aquela corridinha bem leve, só um pouco mais acelerada do que a caminhada. Você vai perceber que seu coração deu uma acelerada leve e sua respiração ficou mais eufórica. Se estiver correndo com um monitor cardíaco, a sua zona de treino deve ficar entre 60% e 75% da sua frequência cardíaca máxima (FCmáx).
Para saber qual é sua frequência cardíaca máxima (FCmáx), faça o seguinte cálculo:
- 220 – (sua idade) = FCmáx.
Exemplo: se tenho 43 anos, minha FCmáx é 220 – 43 = 177 bpm. Então, preciso controlar meus batimentos cardíacos entre 106bpm (60%) e 132 bpm (75%).
“Alê, eu já tenho o costume de caminhar por 1 hora. Posso aplicar esse treino nesse tempo de 1 hora?”. Não! Vamos iniciar com 30 minutos e aumentar esse tempo à medida que você ganha condicionamento para corrida.
Dica especial para começar a correr
Se você achar que a corrida leve de 30 segundos está muito fácil, pode estender o período para 1 minuto. Mas não mais do que isso nesse primeiro treino. E se 1 minuto de caminhada de recuperação não estiver suficiente para recuperar o fôlego, pode estender até 2 minutos, mas não mais que isso também.
Vamos alternando caminhada e corrida leve por 30 minutos, lembrando que os 5 minutos de aquecimento também contam.
Este é o seu primeiro treino de corrida. A cada treino, o ideal é mudar o estímulo, trabalhando o volume e intensidade (aumentando o tempo total do treino, diminuindo o intervalo ou acelerando o ritmo da corrida), mas vamos falar disso num outro artigo.
Resumo do seu primeiro treino de corrida
- 5min de caminhada acelerada
- 30seg de corrida leve (trote) x 1min de caminhada acelerada (até completar 30min de ativdade total)
- Mantenha-se dentro da zona de treino de 60% a 75% da sua frequência cardíaca máxima (FCmáx)
Por que eu pedi pra você levar o celular?
Lembra que eu pedi pra você levar o celular para o seu primeiro treino de corrida? Ele serve pra você tirar selfies e fazer vídeos para as suas redes sociais, toda Maravilhosa. Mas não é só pra isso.
Eu vou deixar aqui pra você o treino #1 do Programa 5em21, que é o meu programa de treinamento de corrida de rua para mulheres iniciantes.
Minhas alunas treinam com os áudios exclusivos da Eu Sou Dessas, que eu desenvolvi para aumentar a eficiência, o conforto e o acolhimento de cada uma. Você não precisa decorar planilhas. É só apertar o play e seguir as minhas orientações metro e metro, minuto a minuto, km a km.
Como você ficou até o final deste artigo, você merece este brinde! É só clicar no link e fazer o seu treino. Depois, volta aqui e deixa um comentário contando como foi a sua experiência.




1 Comentário
Your comment is awaiting moderation.
[…] A Maratona de Londres nos inspira com seus recordes e com a energia contagiante de milhares de pessoas correndo juntas. Mas a verdadeira magia da corrida acontece quando você decide dar o primeiro passo. […]
Your comment is awaiting moderation.
[…] tal começar com um primeiro treino gratuito? Clique aqui e comece agora […]
[…] Como começar a correr do zero: aqui está o seu primeiro treino gratuito […]